segunda-feira, dezembro 10, 2012

Helton, o crente em Deus, omnipresente como Ele


Até parece que estamos em dia de derby...
Os jornais fazem pela vida e tentam criar alguma emocao nas capas. Uma espécie de vamos fingir que o Sporting ainda entra nestas contas. Nao entra. E digo-o com alguma pena. Cresci com a rivalidade da segunda circular e sempre vi na lagartada o rival directo. Hoje em dia a realidade é outra.
O campeonato disputa-se a 2. De um lado o Benfica, do outro o Xistra, o Proenca e o Calor da Noite.
É irrelevante o que se passará hoje em Alvalade. Nada se decide ali. Em 10 jogos, este Sporting perderá 9. Tal como o Gil Vicente ou o Feirense.
Todos podem ganhar ao Benfica, mas normalmente perdem. Pelo menos de Badajoz para cá.
O Sporting entrou neste pote. Faz hoje o jogo do ano, como vergonhosamente os seus mais carismáticos adeptos admitem e, tal como o Gil Vicente, pode ter uma noite feliz. Oxalá que nao.
Mas...dizia eu, nada se decide em Alvalade. Decide-se nas Antas e em todos os sítios onde o Porto vai jogando. Sao 3 jogos seguidos a pontuar com penalties contra nao assinalados. Eu sabia que o Vitor Baia tinha uma autorizacao especial para jogar com as maos fora da área, também já tinha percebido que golo na baliza do Porto só conta quando a bola passa mais de um metro. O Lizandro pode tropecar nos pés e sacar um penalti e o Maicon pode marcar um golo 2 metros em fora-de-jogo. Respeito que o Fernando Couto e o Joao Pinto possam correr meio-campo atrás de um árbitro e que o Deco possa atirar as botas até ao telefonema "ó Zé, safa lá isso". Há muito que ficou claro que uma coisa sao as leis do jogo e outra coisa sao as que se aplicam aos jogadores do Porto. Agora...esta de qualquer jogador do Porto poder usar as maos dentro da área, dá todo um novo sentido à frase motivacional "temos que atacar com 11 e defender com 11". Potencialmente o Vitor Pereira tem 11 Heltons. Acho isso espectacular.
Em Braga foi apenas a 1 metro, nas Antas já foi a 3. Sempre à queima-roupa. Sempre com os bracos abertos para proteger qualquer coisa. Sao regras a mais para um jogo que se quer simples.
Depois temos que fingir jornada após jornada que foi azar do árbitro. Os jornaleiros de servico têm que escrever baboseiras para justificar o injustificavel, o Pedro Henriques na TVI tem que torcer as leis do jogo até aquilo bater certo, os comentadores têm que dizer que foi tudo muito rápido, o Antero tem que apanhar o Alfa e vir discutir os árbitros a Lisboa e por aí fora. É muito trabalho para limpar a porcaria.
Criemos uma regra única do tipo "a) Clube que jogue de azul às riscas em casa no estadio do dragao e receba um centro de estágios do erário público por 500 euro/mês, ganha sempre a nao ser que jogue contra si próprio". Seria muito mais higiénico e transparente.
Ah e tal o derby....nao meus amigos. O derby serve apenas para encher chouricos. Sao os jogos vendidos pelo Braga e as maos do Alex Sandro que dao titulos.
Continuo sem perceber porque insistimos (e esta é para ti Vieira) em "competir" num campeonato viciado.
Jogo do ano para a lagartada. Vamos lá entao.
A emocao, a magia, a incerteza.

1 comentário:

Anónimo disse...

For hottest information you have to pay a quick visit world-wide-web and on web I found this
web site as a most excellent web site for most up-to-date updates.
My webpage ; eastman chemical company buy stocks