segunda-feira, maio 09, 2011

Coentrão + 10


A época que agora termina é de total fracasso para o Benfica. Algo que nenhum benfiquista imaginaria alguns meses depois de comemorar o trigésimo segundo título nacional.
Dou de barato o campeonato e a forma como este foi decidido em Setembro. É um filme repetido desde os tempos do Vinha e do Vlk.
Já não sou capaz de engolir a falta de vontade nas meias-finais da taca e da liga europa. Não consigo compreender como é que se entrega uma final europeia a uma equipa como o Braga, composta pelos rejeitados dos outros clubes. Tanto no jogo da Luz como no da pedreira, o Braga repetiu a fórmula que usou em toda a competicão. Defender, defender, defender e tentar um golo de bola parada ou num ataque rápido. Que tenha resultado com outras equipas, apanhadas de supresa, ainda entendo, que Jorge Jesus tenha caído nesta, é que me custa mais. Esses dois jogos (contra Porto e Braga) decidiam a época e, em qualquer um deles, o Benfica teve uma atitude cobarde, mostrou medo e uma falta de confianca tremenda. Os jogadores são praticamente os mesmos mas a comunicacão com o treinador está claramente afectada. Não há vontade. Não há garra.
Esta final perdida ficará para a história. Um daqueles momentos que acompanharão Vigo e o penalti do Veloso. As 4 derrotas impostas pelo Porto também não ajudam.
É uma época para esquecer onde, por qualquer mistério que me escapa, resolvemos abdicar sem lutar de lugares que eram nossos. Fugimos da glória.
Acho que o presidente cometeu um erro grande ao manter Jesus para a próxima época. Ele conseguiu perder o acesso, em condicões sempre vantajosas, a duas finais e esse rótulo já não o abandonará.
Uma palavra para Coentrão e Maxi Pereira que com maior ou menor virtuosismo representam tudo aquilo que espero de um jogador de Benfica. Garra e vontade. Não foi por eles que a coisa correu mal.
É tempo de lamber as feridas e preparar a nova época sem bazófias.


Ps - Roberto teve um ano inteiro para se "adaptar". O algodão nunca engana. Já chega.

Sem comentários: