sexta-feira, dezembro 03, 2010

Pele tostada precisa-se



A história repete-se. Depois dos despedimentos em massa chegam agora as contratações em "barda". Todos os dias aparece alguém novo.
O ambiente volta a ficar multi-cultural, o que me dá um certo jeito. Na mesma sala ouço 5 línguas. Russo, Japonês, Sueco, Inglês e Português. Quer dizer...não ouço Português, está apenas no meu pensamento enquanto vou escrevendo. Pensar conta como som? Não me parece.
Agora, a grande questão é esta: tenho o cérebro congelado. Dirão os que me conhecem que não é difícil congelar uma ervilha. Certo. Mas é tremendamente complicado inverter o processo.
É que está frio camaradas. A sério. Daquele que em termos técnicos se define como "bué". O azar de um buraco nas calças de ganga origina todo um bailado de glaciares entre a zona alta do joelho e o umbigo. Olho para as minhas calças...huum...já vi queijos mais lisos.
Acaba o bailado e entro no carro. O ar condicionado não funciona. Vou lá para fora raspar os vidros. O baile afinal continua. Raspo, raspo, raspo. Era mais fácil com uma daquelas cenas de plástico mas com esta colher de chá também me safo. São -12 graus. Porque raio não compro roupa de inverno?
Com a lingua colada ao céu da boca volto a entrar no carro. Está muito melhor. Apenas -10. Uma brisa.
Um amigo telefona-me e pergunta "tens o Lonely Planet da Tailândia?". Tenho, por acaso tenho. Aliás, pelas minhas contas tenho mais de 100 de sítios onde nunca fui. Cada maluco com as suas. Compro Lonely Planets e sonho com um mundo quente. E em paz claro.
Sigo viagem para o trabalho. O telefonema deu-me matéria para pensar. Como de costume...
E se em vez de estar aqui só a mexer os olhos, eu estivesse nas ilhas Phi Phi ou naquela onde o Bond arrumou o Scaramanga? Calções, água clara e morna, um copo com qualquer coisa colorida e um chapéu de papel, um bom livro e aquela inigualável sensação de adormecer com o sol nas costas.
E depois acordar e comer um cabrito assado no forno? Grande ideia. O quê? Não há cabrito assado na Tailândia? Um pequeno revés no sonho. Aposto que fazem um assado de barbatana de tubarão como ninguém.
Cheguei a dizer que está muito, mas mesmo muito frio aqui?
E que estou farto? Referi?

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Só de ler fiquei arrepiada, isso é que é frio frio.

Uma estadia em terras quentes vinha mesmo a calhar.

Bom fim de semana