quinta-feira, abril 23, 2009

Zé Jogging

Vi a entrevista de Sócrates à RTP.
Mantenho a minha opinião. Zé Jogging não é perfeito mas é claramente o melhor que nos aconteceu em 35 anos de democracia.
Há a Independente, o Freeport, os projectos de engenharia. Acreditando que não é corrupto (por enquanto vou assumindo isso), acho que os seus maiores pecados são mesmo os políticos.
Recuou na reforma da educacão e deixou um sindicato de inúteis com a sensacão de vitória (que para eles foi o deixar tudo na mesma), pouco mexeu na justica e continuou com a maldita saga das auto-estradas. Não abdicou de ligacões do TGV sem sentido (todas excepto a Lisboa-Madrid) e permite (embora isto seja responsabilidade de António Costa) o assalto que a administracão do porto de Lisboa faz à cidade. O seu governo cometeu um erro histórico (o reconhecimento do Kosovo) e prepara-se para cumprir o contrato arranjado por Portas para os submarinos. Permitiu promiscuidades entre ex-ministros e contratos vitalícios catastróficos (lusoponte, etc). Não foi capaz de reduzir o peso do estado nem de acabar com a debochada na Madeira (embora tenha tentado...).
Mas foi capaz de colocar Portugal no mapa europeu das energias alternativas, o Magalhães, as novas oportunidades, aumento de pensões e subsídios de desemprego, conseguiu inverter a tendência de construcão com incentivos ao arrendamento, reduzir o défice, combater a fuga aos impostos e por aí fora.
Não tenho hoje qualquer dúvida que o nosso crónico atraso só se resolve com maiorias absolutas. Não há outra forma de tomar decisões e mesmo assim...
Por outro lado, não há alternativa.
Zero.
Manuela Ferreira Leite vai mandar para o desterro do parlamento europeu o único deputado que parecia pensar na bancada do PSD (Paulo Rangel). Na pratica isso é o mesmo do que reduzir a oposicão a uma jarra de flores.
Uma última nota para a TVI. Embora não consiga ver esse canal aqui na Suécia (o que é desde logo uma pena), quando o ouvi dizer que "o jornal de 6f era uma caca ao homem" imaginei que só pudesse estar a falar de Manuela Moura Guedes.
É pelo menos a única jornalista que eu conheco que em vez de ler as notícias as comenta. Uma pivot versão Marcelo, mas bronha.
Previlégios de quem aquece os pés do chefe. Digo eu.

9 comentários:

Sávio Fernandes disse...

Excelente análise, Tiago.
Na parte do corrupto, estou mais inclinado para lá do que para cá.

[Tenho pena que não consigas ver a TVI por esses lados.
O "Jornal Nacional" à sexta é tão surreal que devia ser classificado como entretenimento.]

Anónimo disse...

Concordo contigo Tiago. So tenho pena, que nao va ter maioria absoluta. Infelizmente, nos Portugueses, temos uma memoria muito curta, so olhamos para o nosso quintal. Ja agora, os sindicatos so serao uteis, quando deixarem de estar ligados a interesses partidarios. Ai sim, vao estar todos a trabalhar, para um pais, melhor e mais justo.Paula Canada

João Manaças disse...

"o melhor que nos aconteceu em 35 anos de democracia"

Tiago, estás a falar a sério ou é ironia?

Este homem enterra o futuro dos portugueses a grande velocidade.

Temos hoje um Estado muito mais endividado, com crescentes compromissos financeiros, mas com serviços públicos cada vez piores.
Estamos cada vez pior na saúde, educação e justiça. As desigualdades entre ricos e pobres aumentam. O país não cresce (estamos sempre no final da tabela dos rankings de crescimento).

E ainda assim querem gastar milhões em tgv's que andarão vazios, em auto-estradas onde não vai passar ninguém, num novo aeroporto ao de um existente...

Isto cá vai de mal a pior...

Mantendo esta tendência, em 10 anos o Estado Português entra em default, correm connosco do EURO e vem para cá o FMI.

Joao Manacas disse...

http://contra-a-corrente.blogspot.com/2009/04/o-homem-das-anadiploses-ainda-nao.html

Tiago Franco disse...

João,
eu concordo q a as reformas da saúde, educacão e justica falharam. Já o escrevi. Também concordo que crescemos zero e que estamos no fim de tda e qq tabela de primeiro mundo. Já o escrevi dezenas de vezes. Acho maior parte da construcão do tgv uma asneira e toda e qq auto-estrada um crime. Parece-me pois que no essencial concordamos. Agora a questão é: todo este nosso atraso comecou em 2005? Eu acho que não. Eu acho que comecou nos governos do Cavaco e no abuso dos fundos comunitários (investimentos a fundo perdido, turismo de massas, auto-estradas a perder de vista). Qual foi o investimento na educacão, na saude ou na justica? N me lembro de nada...
O nosso crónico atraso vem de 3 décadas de opcões erradas. Eu n acho q o Sócrates tenha feito bem, ou tudo o que o país necessitava, mas parece-me claro que é o primeiro a tentar inverter a situacão. Só por isso já é melhor que os anteriores, na minha opinião.
A reducão do défice é um facto, bom, concordarás. O endividamento que agora se está a criar n é bom, mas diz-me, qual é a alternativa? Noruega, EUA, etc seguem esse modelo...n há outra forma de meter o dinheiro a rodar. O problema é onde se está a gastar o dinheiro...auto-estradas e mais auto-estradas. Há mto q defendo q o investimento público devia ser feito em energias alternativas e médias empresas de alta tecnologia. É a única forma de criar emprego (n temporário) e gerar riqueza para o país.
Podemos continuar a discussão em Agosto com um bom peixe grelhado :)

TF

Anónimo disse...

Ah...esqueci-me de perguntar isto João.
Quem poderia ser uma alternativa com maioria absoluta? Diz-me um nome.
Santana, Marques Mendes, Ferreira Leite, Rui Rio, Portas, Loucã, Jerónimo, Rebelo de Sousa...
Por muito castrador q isso seja (é certamente!), a verdade é que não há alternativa a Sócrates e essa é mais uma razão p ficares contente com o que de bom ele fez.
Claro que há caminho ainda para percorrer...emagrecer o estado, elevar a qualidade do ensino, modernizar a justica, colocar um travão no lobby do betão, esquecer essa idiotice da regionalizacão e combater a corrupcão nas autarquias, reformular a saúde (sabes que Portugal é o pais q mais gasta na saude? As pessoas aí n sabem mas o Estado português providencia de graca coisas q mais nenhum estado providencia...neste caso a reforma é para tirar beneficios porque como está é financeiramente insustentável), etc.

tf

João Manaças disse...

Tiago

De 2004 a final de 2009 o crescimento total do PIB (real) de Portugal vai ser de... 0%... zero!

No mesmo período a irlanda cresceu mais de 20% (!), a espanha na ordem dos 13%, a Grécia no ordem dos 16%, a República Checa mais de 20% (!).

Isto não é mau. Isto é uma desgraça absoluta. O país já vinha mal de trás, mas este homem consegue afundá-lo com um dinamismo impressionante. Em termos de crescimento económico, pior só talvez o Iraque e o Afeganistão.

Alternativas é um facto que não há muitas, mas pelo menos duvido que a Ferreira Leite fosse desbaratar os muitos milhões que Sócrates se prepara para "investir" em projectos de pura vaidade pessoal.

hfrsantos disse...

Portugal esta nu de pobreza e divida externa.
Primeiro ministro mente quando diz que nao temos alternativa a cosntruçao do TGV e do novo Aeroporto.

Aviaçao é um negocio instavel. Basta o Petroleo subir para que a aviaçao praticamente desapareça. Porque deve Portugal gastar tantos milhoes de euros num negocio que pode desaparecer dentro de uns anos?
Podemos habilitar base Low Cost na margem Sul para os voos Low Cost e ir utilizando a Portela para os voos de Longo curso.

O TGV é uma mania do Primeiro Ministro.
A linha do Norte esta saturada. O Alfapendular so trasnporta 300 pessoas de cada vez o que é uma gota no oceano de 10 milhoes de pessoas que vivem entre Setubal e Vigo.
Soluçao de Socrates é construir uma via ferroviaria paralela em TGV.
Soluçao mais barata é aproveitar a linha atual e colocar comboios com maior capacidade a circular como o IC2000 que trasnporta ate 1400 pessoas de cada vez nos seus dois andares a 200km/h em outras linhas saturadas da Europa.

Primeiro Ministro é engenheiro e pensa que a unica soluçao para os problemas de Portugal sao as obras, se fosse medico a soluçao seriam os hospitais.
Mas quem paga estas obras todas sao os portugueses com os seus impostos.

Em 2007 a CP Longo Curso trasnportou menos de 5 milhoes de pessoas o ano todo, o que da um pouco menos de 14 mil pessoas por dia. Quem vai entao andar de TGV?
Se a CP utiliza-se o IC2000 (1400 passageiros) na linha do Norte em vez do pendular (300 passageiros) num so dia com 18 viagens poderia trasnportar na linha do Norte 50 mil pessoas, quase 5 vezes mais do que toda a CP Longo Curso transportou diariamente em 2007.

Primeiro Ministro deixa de mentir aos portugueses ou aprende alguma coisa sobre administraçao de dinheiro que nao é teu antes de começar a gastar ao desbarato.

Anónimo disse...

João,
uma vez mais eu concordo contigo.
N há como negar o nosso crescimento nulo. É um facto.
O que não se pode é atribuir isso ao actual governo apenas.
Quando perguntei por um nome, já sabia que ias referir a MFL.
A MFL tem um cv intocável. E pronto, acaba aí toda a imagem de seriedade. É bom lembrar que ela fez parte dos dois governos que mais afundaram o país. Não preciso de te lembrar q foi com o Cavaco que o despedício de fundos e respectivo enriquecimento do lobby do cimento comecou. Os poderes instalados e a corrupcão associada (q decidem para onde vai o dinheiro público) tiveram nessa altura o seu maná. Hoje em dia estamos perante uma enorme teia de interesses onde todos têm o rabo preso. Tornou-se mais dificil. Este governo segue a linha bloco central (agradar aos do costume) mas ainda assim foi o primeiro em democracia a tentar quebrar alguns lacos. A reducão do défice deve ser de enaltecer. O investimento público tb. O q se deve discutir é ONDE se faz esse investimento (e por isso concordo com a crítica feita por hfrsantos). Aumentar a dívida do país em tempo de crise para criar uma central fotovoltaica no alentejo é uma boa medida, aumentar essa mesma dívida para fazer uma auto-estrada ou um tgv entre lisboa e porto é um crime.
Outra coisa...
O problema de n existir opcão é real e mostra ao ponto a q chegou o debate político em portugal.
O estado paga hoje dívidas por contractos assinados por MFL enquanto ministra das financas de Barroso (declaracões de Santos Silva), o país prepara-se para pagar 33% do valor de alcochete por dois submarinos encomendados pelo Portas. Tanto MFL como Portas, este sábado ao sairem da sessão solene na AR, falavam com distância, preocupacão e estupefacão sobre o investimento público feito em tempo de crise. A memória n pode ser tão curta e a política n pode ser um vale-tudo.

tf