sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Play it again Sam!


Leio algures que os clientes do BPP exigem (escudados nuns quantos advogados) maior intervencão do Estado na salvacão do banco. De certa forma pedem a mesma atencão que o governo deu ao BPN. O ministro das financas já garantiu todos os depósitos normais. Admitindo que no BPP existem depósitos normais...
Ainda assim, os referidos clientes (usemos os nomes Balsemão & Cia só para facilitar a visualizacão) acham que o governo tem que garantir todos os investimentos feitos.
Trocando por miudos...os investimentos de risco do género "dou 1 e recebo 10" devem agora ser cobertos pelo Estado ou pelo menos 100% do capital investido.
O ministro mandou-os pastar e disse que o BPP (que tinha gerado tais expectativas aos clientes) é que tinha que desatar o nó. Os clientes ficaram insatisfeitos porque a garantia do BPP por si só não vale nada.
Ora...não me parece que fosse essa a opinião há uns anos atrás quando brincavam ao monopólio dos ricos.
O ministro fez o que tinha a fazer. Nada a dizer. Para ser sincero até acho que fez demais...qualquer euro gasto no BPP é um crime. Já foi uma asneira dar uma garantia para os depósitos. Cobrir estes investimentos seria um escândalo.
O que me supreende (apesar de tudo) é a lata de quem vem exigir seja o que for ao governo depois de andar a usar e abusar da especulacão. O que é que nós, contribuintes e comuns mortais, temos a ver com os riscos assumidos de quem quer multiplicar dinheiro sem trabalhar?
Já não há um mínimo de vergonha?
Por acaso dividiram os lucros anteriores com quem está agora a tapar o buraco?
Sejam homenzinhos, tenham vergonha na cara e mastiguem lá o sapo sozinhos.

Sem comentários: