Todos os países têm o seu dia nacional. Levanta-se a bandeira, canta-se o hino (no caso do americanos com a mão no peito) e dá-se tempo de antena aos PNR's locais.
Ahh...e não se trabalha.
Pensava eu que todo e qualquer dia nacional assinalava a data da independência ou a queda da mornarquia. Nada mais falso.
O dia nacional da Suécia (que entra no calendário dos feriados apenas desde 2005) comemora, ora deixa lá ver se não me engano, nada. É isso, nada.
Os noruegueses comemoram efusivamente o seu dia nacional. Oslo enche-se de bandeiras, desfiles e música. Os emigrantes noruegueses deste lado da fronteira fazem questão de desfilar também com pompa e circunstância.
Os suecos torcem um pouco o nariz, o que é natural, já que os noruegueses comemoram no seu dia nacional o adeus sueco.
Vai daí estes gajos pensaram: "Ai é??? Bandeiras na rua e tal???Também vamos criar aqui um feriado para a malta ir para o Ikea!!"
Foi assim que em 2005 Carl GustavXVI perguntou à rainha:
"Ó Silvia!! Quando é que nos safámos dos dinamarqueses??"
"Oi??", respondeu Silvia que viveu até aos 18 anos no Rio de Janeiro.
"Deixa lá..."
"Carl, acho que foi a 6 de junho de 1523 pá", acrescentou Björn Borg que estava no jardim a bater bolas com o príncipe.
"Serve!", disse Carl com um brilho nos olhos.
E pronto.
Foi isto que aconteceu.
Ninguém liga puto.
Mas está sol.
E não se trabalha.
O resto é ficcão.
Vou ao Ikea.
2 comentários:
Feríado nacional por nada parece-me bem! Aliás.. tudo o que envolva a palavra feríado por mim já é fantástico só por si :P
Os suecos são é espertos! Decidiram criar um feríado ontem porque hoje também é feriado e aproveitam e fazem ponte na 6ª feira... Pff... essa gente nunca me enganou! Cambada de malandros! :P
Estão no seu direito, e descanso é descanso, existe dia nacional , dia internacional para tudo e mais alguma coisa, entendo que devia ser tambem feriado em Portugal, para a malta ir ao IKEA passear.
Enviar um comentário