"Se soubesses o que custa mandar, adoravas ser mandado", dizia o regente nas alturas de aflicão em que a plebe contestava o poder.
Eu até concordo.
Mandar é tramado. Há que ter a ideia. Há que pensar no caminho a seguir.
Mas alguém que pegue na pá e vá abrir a estrada. Essa já não é a funcão do chefe.
Certo.
Lembrei-me agora de umas pessoas que conheco em que um pensa e o outro executa. É a parceria perfeita, se exceptuarmos as vezes em que o executante resolve opinar. Nunca se interfere no trabalho de um artista. Nunca.
A minha chefe é do genero. Mas sem a parte de artista.
Faz-me lembrar aquela personagem dos gatos. Se falasse comigo em português diria: "é melhor fazermos assim e coiso porque por ali pode não ser tão bom derivado da questão que assenta no facto"
É aqui que percebo que um chefe de horta não tem que necessáriamente entender de couves, mas convém ter umas nocões. Vá lá...saber que as batatas não crescem nas árvores, nem nas prateleiras do pingo-doce. É um ponto de partida. Na falta dessas nocões tem que ter muito jogo de cintura e falar de forma a não deixar dúvidas. Mesmo que diga baboseiras. Há que ser convincente.
Entre as minhas 18273498734 qualidades, das quais destaco a confeccão de boca-doce, o conhecimento integral das equipas que disputam a segunda divisão de cricket, zona sul, do Paquistão e o jeito para desenhar cubos tri-dimensionais em reuniões de trabalho, sinto que há também um grande "à vontade" para mandar.
É um feeling nunca testado até ao presente momento. Mandar as postas e alguém que faca....huuummm...acho que sim....acho que é a minha onda.
O mais perto que estive foi aquela vez em que atirei um pau a 10m de distância e o Sebastião ainda o trouxe uns bons 40 cm de volta.
Nunca tinha experimentado a sensacão de ter uma chefe mulher. Para ser sincero acho que lhes está no sangue mandar. E parece-me que chefiam melhor do que os homens, ou pelo menos, estabelecem uma distância de seguranca. Pode ser impressão, mas a experiência mostra-me que um chefe homem vai defender o colaborador perante outros e dar-lhe na cabeca quando estiverem sós. Um desabafo não sai dali e quando chega a altura de entalar é sempre com aquela cara de "desculpa lá pá, mas tem que ser". A sensacão que tenho é que ele dá o corpo às balas. É pelo menos a opinião que tenho do meu ex-chefe em Portugal e daquele com que trabalhei quando cheguei à Suécia. Numa palavra: leais.
As mulheres são mais orientadas para os objectivos e nesse sentido mais eficientes. É apenas a minha opinião. As coisas acontecem. A carroca anda.
Mas quando vem uma bala...anda cá que além de empurrares a carroca ainda serves de escudo.
Claro que não existem verdades absolutas, mas é o que vejo.
Tudo aparece feito. Tempos cumpridos. A equipa produz e a chefinha atinge os objectivos. Eficaz.
Um desabafo dito num dia de chuva? Mais tarde ou mais cedo aparece de volta.
Os objectivos são para atingir. Os caminhos para lá chegar pouco importam.
Na semana passada vejo uma reunião cancelada com um fornecedor americano.
"Ainda não temos os testes e os relatórios prontos, por isso temos que adiar uma semana", escrevia ela.
"Ó Inga, mas eu já fiz os testes e entreguei-te os relatórios. Não os recebeste?", dizia eu, pensando onde tinha falhado.
"Sim Tiago, eu recebi tudo. Mas estou aqui atrasada com outras coisas e utilizei-te como desculpa."
"Ahh, assim tudo bem Inga. Por favor não te acanhes..."
2 comentários:
Venho apenas deixar aqui o meu testemunho de conhecedor das tuas 1823423657...ainda começei a procurar ser exacto copiando os numeros do teu texto mas desisti, peço desculpa :)... e da tua imensa capacidade para chefe. Diz-se por aqui, tódó portugal, que na altura da faculdade eras conhecido como "O Estratega", ou mesmo "O número 10" em alusão à tua capacidade futebolistica.
Quanto ao "descubra_as_diferenças_entre_chefes_mulheres_e_homens", acho que como tudo não se pode generealizar(esta é a parte politicamente correcta :) ), mas acabei achando as mesmas diferença e por isso concordo :) .
NOTA: Quanto à distância percorrida pelo Sebastião - Não me venham dizer que 40cm não é nada!
Um abraço
Só tu p me fazeres rir agora Tiago :)
Enviar um comentário