quinta-feira, abril 19, 2007

178/243

Mais 178 mortos e 243 feridos.
"It's over", disse aquele acéfalo.
Assiste-se a uma contagem diária de cadáveres e olha-se com aquela sensacão de filme já visto.
Morrem pessoas todos os dias no Iraque desde que as forcas da coligacão declararam o fim das hostilidades.
Bush e Blair lideraram um conjunto de governos que arrasou um país e o deixou bem pior do que estava antes de ser "democrata".
Maior parte dos governos já retiraram as suas tropas e vão assobiando para o ar. Os americanos não podem fazer o mesmo mas também já não querem lá estar.
Os despojos de guerra afinal de pouco serviram. Nem se consegue andar na rua, quanto mais reconstruir edifícios...
Saddam está morto e figura no panteão do Youtube. O que ganharam os iraquianos?
Uma guerra civil e constantes atentados da minoria Sunita.
Qual é a saída para isto? Como colocar Curdos, Xiitas e Sunitas debaixo do mesmo governo?
Uma coisa parece ser óbvia...não é com a arte estrangeira que a coisa vai. Por aí os interesses e resultados práticos são sobejamente conhecidos.
O governo fantoche dificilmente controlará o país depois da retirada total da coligacão (não é que agora se controle seja o que for) e passar a seguranca para as forcas iraquianas, entretanto treinadas por ingleses e americanos, mais do que uma saída airosa é um novo atentado.
Não há uma saída boa para esta crise. Pergunto-me se existirá sequer alguma...
Se naquela tórrida noite de 6 de Outubro de 1945 , depois do jantar à luz de velas no Burguer Inn, o George (sem W.) e a Barbara tivessem usado preservativo a história ter-se-ia escrito com menos páginas de sangue. Mas já se sabe, no Texas as pessoas são pelos valores da família. Matam uns quantos na cadeira eléctrica sim senhor, mas nascem outros tantos pela ausência de contracepcão.
O George W. é O responsável principal pela situacão no Iraque. Não estará isolado, mas a História não deixará de o colar a cada massacre. Pelo menos aquela for escrita a norte do Maine e a sul de Nova Iorque.
A tese de dividir o país em três não será boa, pois criará novos problemas (deslocacão, fronteiras, novos extremismos), mas ainda assim, parece ser a única com a possibilidade (ainda que ligeira) de restabelecer a paz no médio prazo.

1 comentário:

Sandrinha disse...

"O George W. é O responsável principal pela situacão no Iraque"

Tal e qual!

:o(