Feira de turismo de Gotemburgo.
Para mim, e dada a vontade de bater a asa, foi como largar um miúdo numa loja de doces.
Todos os pedacos de terra estavam por lá representados. Escoceses com gaita de foles, Irlandeses com guitarras, Húngaros com violinos, Brasileiros com Baianas a rodar. Cor e som para todos os gostos. Sempre devidamente acompanhado dos petiscos locais e aí gosto de respeitar a tradicão. É para provar? Então quero dois sff !
Saímos de lá carregados de sacos com informacões sobre destinos em cada continente (nem a Oceânia foi esquecida!). As duas únicas coisas que sinceramente não gostei foram o pavilhão americano cravado de bandeiras por todo o lado e com os promotores envergando chapéus de cow-boy (brilhante e moderno...) e o pavilhão de "nuestros hermanos" que no mapa das províncias incluíram Portugal (tenho a certeza que nenhum Texano percebeu pelo mapa que aquilo era outro país...).
Reinava a curiosidade com o stand português. Passámos por lá para recolher informacão para alguns colegas e o que vimos foi uma agradavel surpresa. Uma representacão estatal (IFT) com um enorme espaco dividido por zonas e com um design apelativo. Muito bom gosto e uma representacão de encher o olho.
Lisboa, Madeira, Acores, Algarve, Porto eram os principais destaques. Na zona dos Acores nem a minha querida Santa Maria foi esquecida! As praias do Algarve estavam expostas de forma idílica. Com muita areia e praticamente desertas, recorrendo aquele truque da fotografia de Inverno. Vendia. Vendia muito bem para ser honesto. Como o objectivo é atrair turistas, acho que o IFT fez um excelente trabalho e passou uma imagem de um pais moderno e de bom gosto. Imagens do galo de barcelos e afins ficaram na Portela. E ainda bem.
Quando passámos na zona de Lisboa, vendo-me mexer no guia, o promotor disse-me de imediato em inglês: "Vá a Lisboa. É uma cidade lindíssima."
"Já passo por louro", pensei. Ele de facto não parecia Português e em inglês respondi: "Eu também acho. Mas como nasci lá talvez não seja uma opinião neutra."
Abrindo o sorriso responde-me num português atabalhoado "Ahh nasceu lá? Então tome lá esta t-shirt laranja!!"
Vendo a Sofia e adivinhando o cenário continua. "E você também veio de lá? Então fique com esta verde alfacinha!!"
O rapaz tinha aspecto de holandês radicado em Portugal. Era simpático.
E depois, qualquer pessoa que me ofereca t-shirts, ganha logo um espaco no coracão.
Estava tudo muito giro e coiso e tal, mas faltava a zona mais bonita do país, o Alentejo. Um senhor mais velho, rolico e de bigode aproximou-se. Antes que falasse já sabíamos que era dos "nossos".
"Então e o Alentejo?", perguntámos.
"Schiiiuuuuu!", respondeu a sorrir.
"O Alentejo é só para nós. Levamos lá os amigos mas não contamos a ninguém!!"
Não sei se os Alentejanos ficam contentes, mas para quem lá vai...não está mal pensado.
Ps - para quem quiser aprender algo sobre o nosso país: http://www.visitportugal.com/
5 comentários:
Não me digas que as caldas não estavam representadas? LOL
Óbidos. Só Óbidos :)
Acho bem que guardem segredo do Alentejo. É que quando estiver inundado de turistas como o Algarve vou ter que arranjar outro sítio para fazer férias.
Adorei essa do Alentejo :/
Quanto à velha/nova província de Espanha é que já mexe cá comigo. Gosto muito de "nuestros hermanos" , mas D. Afonso Henriques não pode ter morto a mãe em vão ...
Concordo contigo Ana, eu vivo em Madrid e há cá bastantes conterrâneos e a todos os espanholitos já nos vieram atiçar com essa dos portugueses quererem ser parte de Espanha outra vez....BAH!
Mas nem em Portugal o Afonsinho é considerado o maior tuga... :(
Tiago, é sempre um orgulho ver tugas nas feiras fora do nosso país, seja com galos ou sem :) Eu à já muitos anos que vivo fora de Portugal (Inglaterra, Rep Checa e Espanha) e sempre que há uma mostra, exibição, feira, etc com participação nossa, lá estou eu a ver... É que as saudades apertam sempre!
Enviar um comentário