sexta-feira, setembro 01, 2006
Festa, A festa
Hoje começa A festa.
Para mim, independentemente da cor das bandeiras que por lá seguem o vento, o Avante é a maior festa que se realiza em Portugal. Não se resume a um conjunto de concertos, não se limita a umas latas de cerveja, não se define por uma simples "rentree" política.
O Avante é um conjunto de todas as ofertas que se podem pedir para um fim de semana. Há música (normalmente boa e variada), teatro, feiras de livros e de discos (com vinil e tudo!), exposições de pintura e de fotografia, debates, seminários e palestras, os comícios que marcam a "rentree" do PCP, uma gastronomia riquíssima de todas as regiões portuguesas além de uma quantidade apreciável de gastronomia estrangeira. Existem espaços para praticar desporto, para ver e experimentar leis da física ou para simples diversão, conceito "feira popular".
A única dificuldade da festa é a dormida. A zona onde esta se realiza é puramente habitacional, pelo que as pessoas que não querem usar o parque de campismo (e venham de longe), têm que recorrer às cidades vizinhas para dormir. Em todo o caso, Lisboa está apenas a 20Km (Mãe, agora que penso nisso...vivendo tu a 1Km da festa, já pensaste em alugar quartos?? :)).
Enquanto pedalava de manhã para o trabalho, vinha a cantarolar a Carvalhesa. Seja qual for a cor política, para quem vive o Avante, esta melodia fica como eterna recordação (normalmente do fecho da festa).
Este ano, pela primeira vez em mais de uma década vou falhar A festa. Tenho pena, por tudo o que ela representa, por tudo o que ela normalmente me oferece e pelas pessoas que lá conheço ou reencontro. Seria uma boa oportunidade de pagar um copo ao meu irmão (sim, porque o contrário 'tá quieto!!) , de disfrutar da companhia do Rui, da Mizé, do Nuno e da Ana, mas enfim, ficará para o ano. Espero eu! ( divirtam-se muito e mandem-me fotografias sff !!!!)
Este fim-de-semana, na minha opinião, o programa cultural da grande Lisboa (e porque não do País??) tem o Avante como passagem obrigatória.
Tal como fiz aqui, volto a afirmar que a festa tem um carácter muito generalista e interessante, para afastar aqueles que políticamente não se encontram nas ideologias do PCP. É uma pena perderem tal manifestação cultural ou passarem uma vida sem entrar no recinto, porque acham que é "uma festa de comunas", como já ouvi a alguns "iluminados".
Para quem quiser mais informações, deixo o site oficial.
Depois de ver o programa, não resisto a dizer que se lá estivesse, no concerto de encerramento (Domingo), "fugiria" a 7 pés do Palco 25 de Abril em direcção ao 1º de Maio. Palpita-me que vai ser beeeeeeem melhor por esses lados :)
Vão, não há mesmo festa como esta!
PROGRAMA (Música)
1 de Setembro
Palco 25 de Abril
22h00 - Olga Prats, Miguel Borges Coelho, Coro Lopes Graça e Orquestra Sinfonietta de Lisboa (maestro Vasco Pierce de Azevedo)
Auditório 1º de Maio
21h30 - Djumbai Jazz
22h30 - Carla Pires, António Zambujo e Liana (Homenagem a Alain Oulman)
23h30 - Cristina Branco
AvanTeatro
00h45 - Quarteto Maria João Matos
2 de Setembro
Palco 25 de Abril
15h00 - The Vicious 5
16h00 - Kussondulola + Té Macedo + Prince Wadada + Kilandukilo
17h30 - Tito Paris
19h00 - Led On (Tributo a Led Zeppelin)
20h30 - Peatbog Faeries
22h00 - Gaiteiros de Lisboa + Manuel Rocha
23h00 - Xutos e Pontapés
Auditório 1º de Maio
15h00 - Mandrágora
16h00 - Telectu + Carlos Zíngaro + Chris Cutler
17h00 - Contra3aixos
18h00 - A Naifa
19h00 - Tim
20h00 - Quinteto Mário Santos
21h00 - Luísa Basto
22h00 - Laurent Filipe
23h00 - Taraf de Haidouks
AvanTeatro
00h45 - Canções de Vitor Jara: Celeste Amorim, André Santos e Nuno Tavares
3 de Setembro
Palco 25 de Abril
14h30 - Yellow W Van
15h30 - Navegante + Nancy Vieira + O Ó Que Som Tem?
16h30 - Obrint Pas
20h00 - Babylon Circus
21h00 - Boss AC + Melo D + Sam The Kid + Chullage + Diana e Bambino + B Boys
Auditório 1º de Maio
14h00 - Toque de Caixa
15h00 - Andrés Stagnaro
15h30 - Mawaca + Janita Salomé
16h30 - Ritinha Lobo
19h30 - Orquestra de Jazz de Matosinhos com Chris Cheek
20h30 - Sérgio Godinho
AvanTeatro
20h30 - 17 Canções Tradicionais Brasileiras de Lopes Graça: Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (maestro José Robert)
21h30 - Roncos do Diabo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
Este ano não dará para ir. Houve outros "investimentos" que atrapalharam este. Mas concordo contigo: é, de facto, a maior e melhor festa em Portugal e é pena que as mentalidades ainda encarem o Avante como coisa de "comunas". Eu não sou e costumo estar lá todos os anos.
Este ano também vou falhar :(
Mas vou tentar compensar com outro "progarminha"...
Deixa-me só dizer-te que adorei o post dedicado so teu Sebastião e que fiquei muito feliz de perceber a tua relação com ele. (também sou suspeita pq ADORO estes bichos) Deve ser uma companheiro espectacular. Parabéns :)
E quem me dera também dizer "enquanto pedalava para o trabalho". Há-de chegar o dia, espero...
Bom fim de semana!
Beijinho (desculpa o testamento)
ERRATA:
Queria dizer "programinha" em vez de "progarminha", "ao" em vez de "so" e "um" em vez de "uma".
Não, não sou disléxica. :) Foram "apenas" gralhas...sorry...
Joaninha,
és sempre bem-vinda :)
Obrigado pelo teu comentário e igualmente um bom fim-de-semana.
É uma festa fantástica.. Habituei-me a ir com os meus pais desde pequena e guardo óptimas lembranças. É um perfeito "ajuntamento" de pessoas, de concertos, de comida, de ideais políticos mas acima de tudo há um respeito enorme por toda a gente :)
Sim, tolerância é a palavra de ordem...
Na minha adolescência fazia sempre parte do meu calendário. Nos últimos anos, não tenho sido muito assídua. Mas é realmente uma festa única em Portugal.
A Festa foi linda :)
Tive pena de não ter visto os concertos que queria e os pavilhões, mas o trabalho na Festa é mesmo assim.
Foi mesmo muito linda :)
Nunca fui... Achas normal?
Rosa:
se me disseres para o ano o mesmo, aí já não acho normal!! :)
Ângela:
Estiveste no pavilhão dos Açores?
Passei pelo stand dos Açores inúmeras vezes, mas só lá parei uma vez para cumprimentar um camarada. Não tive tempo practicamente nenhum :( Quando não estava com a minha delegação estava em sítios calmos porque não me andava a sentir bem por causa do sol. Assim foi mais uma Festa!
Enviar um comentário