...pelo menos para mim que não estou habituado a usar gravata.
A embaixada portuguesa na Suécia organizou um encontro entre empresários portugueses e suecos, com o alto patrocínio de Aníbal e da casa real sueca.Ora...que fazia lá eu? Cavaco queria encontrar-se com a "comunidade emigrante", de modo que, entre a nata, estavam 80 pobres, onde se inclui este que vos escreve, em representacão de uma associacão local.
E foi giro? Claro que sim. Mas provavelmente pelas razões erradas.
A minha opinião sobre Cavaco está espalhada neste blogue, aí de 3 em 3 posts, mais coisa menos coisa. E não mudou depois desta noite. Mas gostava de conhecer o rapaz que lhe escreve os discursos. Que pérolas.
Cuca Roseta (quem?) cantou para o rei e ao que parece, o arrepio subiu a espinha real.
Primeiro ponto positivo da noite: James Bond. Muitos. De auricular e a falar para o punho. Acompanhavam cada passo do rei, da rainha, do Cavaco e dos ministros. Particular atencão para Maria Cavaco que tinha na sua sombra duas versões de "Barbie Agente Secreta" com auricular e fato escuro.
Gostei do aparato e esperei em cada momento por um "Mr.President we have to go" que não aconteceu.
Segundo ponto positivo da noite: os jornalistas. Eles sim, as pessoas mais interessantes que para mim ali estavam. Não faco ideia que ministros suecos por ali andaram, mas reconheci as caras da SIC, RTP e TVI. António Esteves Martins e Beatriz Jalon, entre outros. Enquanto Cavaco discursava aproximei-me de uma delas que, em passo rápido, tomava notas das banalidades que Aníbal debitava. Perguntei-lhe para que jornal escrevia. "Expresso" disse em ela em tom de "agora vai lá brincar com os outros meninos". A nata estava ali. Babei, olhei e sonhei com um mundo melhor. "I want world peace" e estaria no concurso de Miss Norte Shopping.
Eles recebem um salário para escrever. São os maiores.
Aproximei-me do bar e acompanhei um empresário que lá estava num trago de tinto. Que nem alentejano era, diga-se. O tinto, o senhor não sei. Conversa puxa conversa e estávamos com o mesmo problema. O Benfica estava quase a comecar e Aníbal não se calava. Explicou-me que aquelas iniciativas geravam negócios directos, como por exemplo, a malta do têxtil sueco queria deslocar fábricas da Ásia para a Europa e os portugueses, debaixo da asa presidencial, tentavam a sua sorte. Fico contente que tudo aquilo sirva para algo.
Mais um trago e o senhor apresentou-se. Era o CEO da Visabeira e estavam a tentar entrar no mercado das telecomunicacões na Suécia e Dinamarca. Entre outras coisas queriam recrutar engenheiros da área que vivessem cá e arranhassem língua de cão. Que mundo pequeno.
Bebemos mais um trago, até porque o Glorioso aos 20 minutos já estava de gatas.
Também conheci outros portugueses que vivem por estes lados onde o Sol nunca brilha. Gente simpática e divertida. Só por isso já valeu a pena.
É sempre bom saber que não estamos sós no fim do mundo.
Gostei. Até sou capaz de comprar mais uma gravata só por causa das coisas.
Lá está, basta um gajo representar uma associação de qualquer coisa que começam a aparecer as connections :P
ResponderEliminarA Cuca Roseta é uma grande fadista, cá está ela a cantar uma música de uma outra moça de quem tu gostas muito:
http://www.youtube.com/watch?v=12l6J3_WASI
A Cuca é a mÁior :)
Eliminartf